Acima de tudo, não perca a esperança!

Somos amarrados ao medo e abandonamos a felicidade, diante no primeiro não!

Neste momento sabotamos a resiliênciapor não ter coragem de reviver nossas histórias, guardadas na criança interior, cuja magia do lúdico ajuda a recuperar essas emoções e a esperança como sonhar e buscar objetivos.

Concordam?

Recorda-se, de quantas vezes compartilhava na sua infância os brinquedos as amigos? Será que, esquecemos essas emoções e gratuidade?

Vamos juntos descobrir como melhorar os ruídos, recuperar esses momentos e jamais perder a esperança?

Serei breve!

Iniciamos com o fantástico As Aventuras de PI, vencedor de quatro Oscars de 2013 (melhor diretor Ang Lee, trilha sonora, fotografia e efeitos especiais), cuja frase do título deste artigo “Acima de tudo, não perca a esperança”, foi tirada do filme e carrego sempre no meu coração, nas atitudes compartilhadas e sensibilidade para melhorar a vida das pessoas.

Trailer compartilhado do canal do Youtube: 20th Century Studios Brasil.

Estamos vivendo num eixo temporal, onde existe uma prisão silenciosa interior e não permite sair da Zona de Conforto. Ela fica escondida no lugar mais distante em nossos medos e afastam dos propósitos.

Em as Aventuras de Pi, encontramos quatros pontos interessantes para refletirmos fuga, responsabilidade, confiança e tolerância. Todos amplificados pelos Pensamentos Vazios (confira neste artigo) e como ele desafia a nossa vida em todos os sentidos (perdas emocionais e financeiras).

Primeiro contraste:

Fuga ou Responsabilidade?

Destoa a razão e coloca em cheque nossas atitudes aos semelhantes. Espelhos gerados pelas dores e pressões sofridas no trabalho, família e no dia a dia.

Muitas vezes a fuga é a melhor saída!

Mas, existem soluções para equilibrá-las?

1- Conheça o seu medo e compartilhe com as pessoas, que ama. Uma sinergia de melhora a ambos. Como o jovem Suraj Sharma, que interpretou Pi Patel, enfrentou o tigre Richard Parker, numa situação de extremo pavor, onde a solução era compartilhar seus medos (a cena é belíssima e não tem como não se emocionar).

2- Sente pressões no trabalho e nos cenários vividos. Que tal medir suas atividades e mapeá-las conforme o nível de energia, a ser gasto em cada uma.

3- Veja a possibilidade de inverter algumas atividades.

4- Pegue um papel e caneta, anote as atividades, que vão precisar de maior esforço e energia. Use a sensibilidade para ajudá-lo (respire e visualize o momento como estivesse acontecendo).

5- Com a prática diminuirá os ruídos e equilibrará os pensamentos vazios.

Os benefícios são fantásticos, uma vida mais harmoniosa no eu interior e insights para as dificuldades que virão.

Caso apresente alguma dúvida neste processo lúdico. Por gentileza deixe nos comentários ou inbox, para ajudá-lo!

Experimente e acredite funciona!

Segundo contraste:

Confiança e tolerância:

Sentimentos, que provocam estragos nas equipes, famílias e outros cenários, cujos pensamentos vazios sorriem para um caos inquietante, sem que perceba.

Eles são amplificados por fofocas e as famosas fakenews (nas mídias sociais). Geram perdas emocionais e destroem propósitos (sonhos e conquistas).

Um desafio atual para todas as gerações e propulsoras de diversas doenças (conheça a mentoria que ajuda a trabalhar de forma lúdica a ansiedade e depressão), cujos sintomas são amplificados por uma má alimentação, dormir preocupado pelo dia de amanhã e descuido do corpo.

Saiba, que muitos estão a caminho de um câncer ou suicídio, cujas emoções foram guardadas e não compartilhadas com as pessoas, que amamos, pelo medo de expor os sentimentos.

Não importa idade, sexo e classe social, a fé é perdida em todos os sentidos!

Um pequeno exercício

Quais emoções gostariam, que acontecesse agora com você!

Pare por uns instantes e respire!

1- Pegue dois copos, o primeiro vai deixá-lo cheio de água e outro vazio.

2- Vai dizendo em silêncio suas emoções e distribua a água até sentir-se bem.

3- Procure agregar o perdão (claro, que não sera uma etapa fácil, mas persista!).

4- Repita até, onde sua sensibilidade informar, que estejam equilibradas (dom recebido por Deus, porém esquecido).

5- Tenha coragem, confie nos seus sentimentos, pode ser que nas primeiras vezes, o mesmo não esteja equilibrado, mas com o tempo vai acontecer.

Acredite!

Novamente, caso apresente alguma dúvida neste exercício. Por gentileza deixe nos comentários do blog, para ajudá-lo e levá-lo para sua vida e gestões.

Conheça essa história lúdica!

Certo dia, um jovem foi conversar com seu pai, sobre um amigo, que precisava de ajuda. Após ter escutado a preocupação do filho, pediu para sentar e contou uma história.

Num dia muito ensolarado a beira de um rio numa floresta, estava reunido, uma jovem chamada CONFIANÇA e seu mentor o SR. PERDÃO.

Então o Sr. Perdão num certo momento percebe a jovem Confiança triste e preocupada e questiona. O que aconteceu? Ela abaixa a cabeça e enxuga os olhos dizendo. “Nada que eu fale para ele, muda! Indiquei diversões para ele como subir na árvore, nadar e palavras motivacionais. Mesmo assim o rapaz, que conheci chamado MEDO contínua a sofrer. Depois de escutá-la o Sr. PERDÃO com uma sensibilidade abençoada por Deus, respirou, pensou, olhou para águas no rio e suavemente como a brisa toca na face, suspirou novamente e declamou! Confiança, ele só vai melhorar, quando internamente aprender a perdoar, amar o próximo, a si mesmo e a vida. Quando acontecer, ele será conhecido como o rapaz, que carrega a ESPERANÇA

Consegui ajudá-lo? Como esta seu copo? O que gostaria de tirar e substituir, para manter a sua esperança?

“Podemos criar pomares, onde eles não existem!”

Conheça minhas mentorias e publicações – blog, podcast – para melhorar as relações emocionais pela aplicabilidade do lúdico em https://fatorsyn.com.br/denis-aquino-de-castro/

#fatorsyn!

Dênis Aquino de Castro

0 responses on "Acima de tudo, não perca a esperança!"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto executado por Carolina Figueiredo Marketing Digital ©. Todos os direitos reservados.
Scroll Up