Consistência, precisamos mesmo dela?

Precisamos mesmo falar sobre consistência?

Estamos numa fase da tecnologia em que as coisas já começam a girar por algorítimos e com isso, ser consistente tem ou não tem importância? Não bastaria pensar como o algoritmo pensa?

Ser consistente leva tempo e é preciso disciplina para colher os frutos disso. Mas, acredite, vale a pena.

CONSISTÊNCIA INSTANTÂNEA

Muitos clientes contratam Ghost Writers para escreverem os textos para seus blogs na esperança de que o conteúdo atraia leitores, clientes, leads…  mas, é um serviço que, para ser bem executado, não costuma sair barato… e, é claro, 4, 5 textos depois…. no primeiro mês, já acham que o conteúdo teria que estar trazendo pessoas para o site…

Mas a vida na internet não é bem assim.

É quase a mesma coisa que ter uma loja virtual e achar que já vai sair vendendo. Pode ser que aconteça? Sim, mas para a grande maioria das pessoas, não é bem assim que o mundo gira.

Então, é claro, a dita consistência instantânea não existe né?

Não é porque você tem 10 textos falando de “parafuso para madeira” que você será considerado especialista no assunto.

COMO SER CONSISTENTE?

Para ser consistente no seu propósito (já tem um propósito? se não tem, leia o artigo que escrevi sobre propósito) é preciso definir alguns quesitos:

  • Personas
  • Nicho de atuação
  • Conteúdo

1) Personas

Mas lá vem você com essa conversa de persona de novo?

Sim, vou falar nela infinitas vezes, até entenderem que a maioria das empresas está tão focada em si, em seus produtos que esquece do fundamental: para quem vão vender?

Ter personas (mais de uma sim, quantas necessárias para fechar as dores dos clientes) é o melhor método para conseguir se colocar no lugar do cliente e compreender o que ele precisa, como ele precisa… o que atende e o que já não atende mais a necessidade desse consumidor.

Assim, escrevendo para suas personas, produzir um conteúdo que atenda a necessidade deles, que fale a linguagem deles e tudo mais será mais fácil.

2) Nicho de Atuação

Defina sua área de atuação mas não precisa ficar engessada nela pra sempre.

Convide parceiros e fornecedores para contribuir com conteúdos que possam atender suas personas.

Se mesmo assim achar que já fez tudo no seu nicho, explore a concorrência, veja o que as marcas fazem, veja o que empresas similares a sua fazem (o que fazem bem, o que não fazem bem, o que pode funcionar para você também e o que não funcionaria). Explore empresas no exterior que atuem na mesma área.

Com certeza você irá encontrar outras formas de explorar seu nicho de atuação e trazer resultados positivos para sua empresa.

3) Conteúdo

Ah, mas minha empresa tem 39384023948 produtos, preciso falar sobre todos eles?

O que costumo escutar também é “mas eu já falei sobre tudo que tinha pra falar no meu nicho”.

As formas de se explorar um mesmo conteúdo são muitas! Você pode ter blogs, vídeos, infográficos, redes sociais, e-books e até seminários somente se baseando em alguns materiais que você já tenha publicado.

Por vezes um conteúdo não chama atenção para sua empresa em um determinado formato, mas apresentando o mesmo conteúdo de outra forma, pode chegar naquele cliente potencial.

É preciso criar conteúdos para o seu nicho considerando também os diversos estágios que o consumidor está dentro da jornada de compra.

Quanto mais variado for seu material, maior quantidade (não preciso discutir aqui que também tem que ter qualidade, não é mesmo?), com certeza será mais fácil de se tornar referência para seu consumidor.

E aí, precisamos ou não?

Sim, você vai precisar dela pra atingir seu público alvo e por mais que você até ache algum meio para burlar o algorítimo e conseguir algum clique, permanecer no topo dos resultados sem precisar pagar, permanecer principalmente na memória do consumidor, irá exigir de você atenção, pelo menos nesses 3 pontos que levantei acima.

Então, programe-se, organize seu conteúdo e vamos em frente, syn!

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Carolina Figueiredo

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