Cursos EaD atraem cada dia mais alunos pelo Custo X Benefício

EaD Cursos a distância cada vez mais perto dos estudantes

Quando se pensa em estudar, se instruir, se capacitar, normalmente consideramos alguns pontos:

  • Qual a formação que quero adquirir?

  • Quanto tempo precisarei até concluir a formação?

  • Quanto terei que investir em dinheiro?

  • Será que aprenderei tudo que necessito, para aplicar na vida real?

  • Quanto terei que dispender do meu tempo e dinheiro para o transporte de ir e voltar?

É claro que outras questões surgem, e sinceramente, dentro da atual realidade brasileira, acabamos por deixar para outro momento focar em formação educacional, pois precisamos garantir o ¨arroz com feijão¨ de cada dia.

Esta realidade começa a mudar significativamente, com a chegada recente da educação a distância (EaD).

É uma nova abordagem que, dia após dia, vai se tornando mais próxima de todos nós.

Digo isto por experiência própria.

Toda minha formação educacional – do jardim da infância ao curso superior e depois o MBA – foi realizada com a presença física em sala de aula.  O que significava responder a lista de presença, pois um dos critérios de avaliação final eram as faltas. Para isso, precisava se locomover diariamente de casa até a escola.

E minha agenda pessoal, durante o curso superior, era priorizada em função da agenda da faculdade, para poder estagiar, viajar, namorar, ter outras atividades além do ensino.

Sinto que agora evoluímos com a possibilidade de adotar o EaD, como parte da necessidade de formação.

Confesso a você, que hoje estudo tanto quanto nos tempos da faculdade de engenharia, para poder rever e atualizar-me do que acontece na engenharia e nas outras áreas de conhecimento, que aplico em minhas atividades profissionais e pessoais.

Aqui no FATOR SYN! Buscamos priorizar uma plataforma que tenha os recursos tecnológicos mais avançados e inovadores para dispor dos conteúdos – e aqui está nosso constante foco e diferencial para você – que agilizem e ofereçam pessoas com experiência teórica e prática, com didática divertida e assertiva, para em algumas horas de sua dedicação, aprender e colocar ¨a mão na massa¨ confiante e com apoio, quando precisar.

Ontem saiu uma matéria super bacana sobre EaD, que complementa nossa conversa.

Boa leitura e, entre em contato, para trocarmos ideias e ajuda-lo a estar melhor preparado para vencer no mercado de trabalho.

Cursos a distância cada vez mais perto dos estudantes

Preços do ensino online, cerca de 30% mais baratos que os presenciais, são um dos atrativos

PUBLICADO EM 15/01/18 – 03h00 – JULIANA GONTIJO – JORNAL ¨O TEMPO¨

Fazer um curso, seja de graduação, técnico, pós, preparatório para concursos ou de idiomas, é possível mesmo sem frequentar uma sala de aula. Basta o interessado escolher entre as diversas opções disponíveis no mercado dos cursos da modalidade EaD – Ensino a Distância.

O Censo de Educação Superior 2016, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), confirma o crescimento desse tipo de curso no país.

Entre 2015 e 2016, o número de matrículas em cursos de graduação a distância teve alta de 7,2%, enquanto que na modalidade presencial diminuiu 1,2%.

No período de dez anos, a participação no total de matrículas cresceu de forma expressiva.

Em 2006, 4,2% dos universitário eram frequentadores de cursos de EAD.

Em 2016, essa modalidade passou a responder por 18,6% das matrículas no Brasil.

Para a professora e conselheira da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), Ivete Palange, são vários os motivos que levam os estudantes a procurar cursos a distância. Entre eles, está o acesso mais fácil à tecnologia. “Antigamente, os cursos a distância dependiam dos Correios. Anos depois, passaram a ser feitos pela TV e, em seguida, pelo computador. Hoje, o estudante pode ter acesso às aulas pelo smartphone”, analisa.

Além das facilidades propiciadas pela tecnologia, o preço também é um atrativo, conforme a professora. “Os custos são menores na comparação com um curso presencial, já que não há gasto com a manutenção de uma sala. Assim, os preços são mais acessíveis”, observa. Ela diz que não há um levantamento da entidade sobre os preços na comparação com os cursos convencionais.

“Pelo que percebo, em média, o curso online é 30% mais em conta”, diz.

Há 18 anos, a PUC Minas é uma das instituições que oferecem cursos virtuais. A instituição oferta 31 especializações a distância, uma especialização híbrida e dois cursos de graduação a distância – administração e ciências contábeis.

Hoje, cerca de um terço dos alunos da PUC Minas faz cursos totalmente a distância ou cursa disciplinas online, o que representa uma alta de 50% em 2017 frente ao ano anterior.

A diretora de EaD do Centro Universitário Newton Paiva, Jucimara Roesler, diz que a expectativa é de crescimento da modalidade. Hoje, a instituição de ensino sediada na capital tem 9.000 alunos que estudam a distância. Recentemente, a Newton Paiva inaugurou 11 polos de ensino a distância em várias cidades do Estado.

O centro universitário também aposta nos cursos semipresenciais, também conhecidos como híbridos. A modalidade começou a ser ofertada neste ano com quatro cursos – análise e desenvolvimento de sistema, sistemas de informação, ciências contábeis e administração.

Alteração da Regra

Em junho de 2017, o Ministério da Educação passou a permitir o credenciamento de instituições de ensino superior para cursos de EAD sem a necessidade de credenciar cursos presenciais.

Online chega a 80% dos alunos

E não é apenas na graduação que os cursos a distância vêm conquistando adeptos. Na hora de estudar para a tão sonhada vaga num concurso público, muitos concorrentes buscam os cursos a distância. No Supremo Concursos, sediado em Belo Horizonte, essa modalidade lidera a preferência dos alunos, sendo responsável por 80% das matrículas, conforme o diretor do estabelecimento voltado para a preparação para concursos, Frederico Neder. “Iniciamos no mercado como um curso presencial em 2009. Em 2012, 20% dos negócios eram provenientes desse segmento. Três anos depois, mais da metade dos alunos, 52%, já eram da modalidade a distância”, observa o diretor.

Ele ressalta que o curso online permite à empresa crescer além dos limites da capital, podendo ter alunos de vários pontos do país sem ter que investir numa estrutura física.

Para Neder, entre as vantagens dessa modalidade está o ganho de tempo. “O aluno não precisa se deslocar até a unidade de ensino, não perde tempo com o trânsito nem tem gastos com o transporte. Aliás, dentro do ônibus, com um smartphone, é possível assistir às aulas. Assim, é possível organizar melhor o tempo”, diz.

Entretanto, o diretor do curso preparatório observa que é necessário saber organizar o tempo: “É preciso tomar cuidado com o deixar para depois, já que o aluno pode assistir às aulas quando quiser. Logo, é importante que o curso a distância seja tratado como um compromisso”.

Tempo para muitas tarefas

O curso a distância permite que a empresária Adriane Ragazzi administre melhor seu tempo. “Tenho uma empresa e sou mãe. Uma das vantagens é o ganho de tempo, pois não preciso me deslocar”, diz.

Ela conta que ficou com receio de não conseguir terminar o curso, o que foi superado, tanto que já está na segunda graduação na mesma modalidade. “É preciso ter disciplina para estudar”, avisa. Link para a notícia on-line.

Conheça e realize nossos cursos profissionais, muito além do curso superior em https://fatorsyn.com.br/cursos-treinamentos/

Acesse nosso portfólio e solicite sua reunião de abertura em https://fatorsyn.com.br/wp-content/uploads/2019/11/FatorSyn-apresentacao.pdf

Avatar

0 responses on "Cursos EaD atraem cada dia mais alunos pelo Custo X Benefício"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto executado por Carolina Figueiredo Marketing Digital ©. Todos os direitos reservados.
Scroll Up