Desafios da educação daqui em diante: dois eventos importantes para conhecer e refletir

Um dos grandes desafios da educação atual, da qual estamos também aqui na FATORSYN! envolvidos e em permanente desafio, está relacionado a uma releitura e a busca de formas mais inclusivas, atrativas e dinâmicas de semear o conhecimento técnico e suas aplicações práticas nas diversas profissões que já existem no mercado de trabalho e no mundo corporativo.

Dentro deste cenário, pude vivenciar e aqui compartilhar nossa participação na UNISO no

II Congresso Internacional de Educação da Universidade de Sorocaba

Onde a temática: história, historiografia, políticas e práticas, foi seriamente debatida.

Evento onde tive a oportunidade de apresentar, em trabalho realizado com  a Professora Maria Alzira de Almeida Pimenta o artigo:

“Formação de professores do Ensino Superior Tecnológico no cenário da Quarta Revolução Industrial, um estudo de campo”

Que contém um extrato da nossa Tese de Doutorado.

Por conta de minha experiência na Educação Superior de mais de 25 anos, pude, junto com esta colega, verificamos esta carência, que é a da formação de professores, pois conforme nosso artigo:

“A necessidade de formação profissional é tônica, nas carreiras de todas as áreas. Em relação aos professores da educação superior, é indiscutível uma vez que não há, no Brasil, cursos de formação para lidar com as especificidades desse grau de ensino”, somados a esta problemática – discutimos a Quarta Revolução Industrial, fenômeno iniciado no advento do século XXI, já sedimentado com as práticas da “Industria 4.0”.

E com isso, queremos caminhar lado a lado com os efeitos que começam a refletir na sociedade e, porque não, na ¨Educação 4.0¨ que estará diretamente envolvida com essa nova e potencial realidade que se inicia.

Onde, hoje, professores e alunos estão inseridos – criando polemicas tão interessantes que nos motivaram a trabalhar em, conforme já dito, uma tese para este fim específico. Oportunamente pretendemos apresentar e discutir esta desafiadora temática.

Vale sua leitura, para entender e conhecer os destaques encontrados, tomando como base o estudo realizado por Berk denominado “Teaching Strategies for the Net Generation”,  traduzido como ¨Estratégias de ensino para estudantes da geração Net¨ que define 20 tipos de estudantes.

Curioso em saber em qual dos 20 tipos você se encaixa?

Para saber mais, acesse o trabalho que realizamos clicando aqui.

 

          

Na mesma semana, participei novamente com a Professora Maria Alzira de Almeida Pimenta de maneira ativa, como vimos fazendo há anos, da

¨12a. Mostra de Iniciação Cientifico-Tecnológica da Fatec Itapetininga – 12.MiT¨

Onde tivemos a oportunidade de verificar e avaliar trabalhos na modalidade Poster e Resumos Expandidos.

Estas importantes iniciativas são empolgantes e  o pontapé inicial que motiva nosso aluno a entrar no mundo da ciência e, a partir deste o nosso aluno passa a desenvolver projetos dos mais diversos a fim de participarem de diferentes eventos, como o CONTECSI – que ocorre anualmente na FEA/USP, onde além de participarmos somos responsáveis pela Scientific Initiation at Graduation.

Resumidamente, os melhores trabalhos avaliados, são potenciais participantes de outros eventos, criando o interesse pela participação.

     

Muito feliz em poder compartilhar com você, que nos acompanha, estes momentos dos eventos.

Em breve estará disponível para você os temas que atuo, aqui na plataforma FATORSYN!

E vamos avante, pois o futuro já está presente e educação é o melhor investimento que se pode fazer, sempre!

Marcus Vinicius Branco de Souza

0 responses on "Desafios da educação daqui em diante: dois eventos importantes para conhecer e refletir"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto executado por Carolina Figueiredo Marketing Digital ©. Todos os direitos reservados.
Scroll Up