Gestão Comercial – na corda bamba – ações “PQRST” já!

Capital Intelectual

Tenho sentido que o ciclo de mudanças externas que as organizações, sejam de pequeno, médio e grande porte enfrentam, após a derrocada norte-americana em 2008, traz em todo o planeta Terra uma tremenda e urgente necessidade de se reciclarem internamente.

Ou veremos ainda com assombro e temor novas ondas de dirigentes equilibristas na tentativa de se manterem na corda bamba entre os custos e os lucros, passarem a realizar strip-teases aéreos.

E cá entre nós, que cena bizarra!

Pois manter-se de pé neste cenário e ainda ter que caminhar de uma ponta a outra, segurar a vareta do ponto de equilíbrio e tirar a roupa para evitar a queda fatal… é no mínimo estarrecedor!

Nesse sentido, apresento uma alternativa de ações que gostaria de repartir de forma concisa consigo, como tenho feito nas palestras e nos serviços que ofereço.

É um conjunto de ações denominadas ¨PQRST¨.

Surge da busca de interpretarmos o Passado, o Presente e o Futuro e unir, de forma sistêmica com atuação dinâmica, para prosseguir sem perder o foco.

O conceito “PQRST” é composto de 5 fases, que devem ser aplicados em conjunto, daí a valiosa participação de todos de sua organização nessa ação: 

¨P¨

Indica “PRESENÇA REAL” que significa definições claras das Políticas Internas, Comerciais e Externas. 

¨Q¨

É ¨QUALIFICAR¨ e tem como base de ação, a aplicação de Pesquisas Quantitativas e Qualitativas. 

¨R¨

Este, já lhe digo… é bem delicado, mostra o ¨RECONHECER¨ e se baseia em Políticas de Reconhecimento, Gestão de Custos e Benefícios e Senso de curto, médio e longo prazo. 

¨S¨

Significa ¨SER ÉTICO¨… isso é polêmico, pois tem foco ativo em Política de Recursos Humanos, aplicação de Propósito, Visão e Valores e, integração forte de Corpos, Mentes e Espíritos de cada ser humano e, claro, de sua empresa.

¨T¨

Finalmente, a ¨TECNOLOGIA¨, que se apóia em Política de Atualização, S.L.A. e Política de Implantação.

Os tempos são de grandes e chocantes mudanças…

A tal ¨Internet das Coisas¨ (IoT) iniciou e, pode acreditar, os impactos serão mais sentidos, principalmente, na atuação comercial das empresas.

Será preciso disciplina e participação sinergética de cada um dos participantes, para gerar uma corda mais firme, pontas em equilíbrio vertical, varetas mais leves e maiores e evitar termos que sair nas manchetes como Deus nos fez, algo muito sem graça, cá entre nós, não acha?

Vamos nessa?

Faça contato agora comigo aqui e vamos conversar. Está esperando o que, mesmo!?!?!

Acesse o post que acabou de ler no website Administradores no link abaixo:

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/gestao-comercial-na-corda-bamba-acoes-pqrst-ja/47390/

Avatar

0 responses on "Gestão Comercial – na corda bamba - ações “PQRST” já!"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto executado por Carolina Figueiredo Marketing Digital ©. Todos os direitos reservados.
Scroll Up