MotivaSyn! #1 Mentorias para sistemas por Marcus V. B. de Souza #podcast

Olá pessoal!

Tudo bem?

Então, aqui é o Marcus Vinicius quem está falando!

Eu queria conversar um pouco com vocês, a respeito dos temas que nós estamos trabalhando no FatorSyn! nas nossas mentorias.

Eu estou trabalhando praticamente com dois temas:

Um que fala sobre a

Abordagem Sistêmica para a Solução de Problemas

e, outro que fala sobre o

Mapa do Conhecimento e de Informação para a Gestão Estratégica: Criação e Diagnósticos.

Vamos começar com a Abordagem Sistêmica.

Na realidade esta metodologia é algo extremamente interessante, porque ela possibilita que a organização não fique apenas pautada no problema.

Porque nós temos uma cultura, um hábito, de irmos diretamente ao problema e, muitas vezes você vai lá no problema tomar medidas para a solução.

Em tese, resolve aquele problema e, algum tempo depois, o problema retorna.

E você fica naquela inquietação, mas poxa, fiz tudo certinho, estava tudo correto.

Como é que, de repente, o problema retorna?

Basicamente, a ideia fundamental na abordagem sistêmica é que, esse problema, tem que ser eliminado na sua causa, ou o causador do problema.

Aliás, é justamente aí, que trabalha a Abordagem Sistêmica.

Porque, na realidade, o que que a gente vai fazer?

Você vai enxergar a organização como um sistema. Nós denominamos sistema empresa.

E aí, a partir daí você vai examinando a organização, utilizando-se da metodologia da abordagem sistêmica que está ligada à caracterização do sistema, a tipologia, que tipo de sistemas estão trabalhando.

Tem uma coisa super importante trata das Leis Universais dos Sistemas e uma coisa muito legal que faz parte da abordagem sistêmica, que são os Arquétipos.

Só para você entender, os Arquétipos são modelos comportamentais e, uma vez claro para você resolver a causa de um problema, você precisa conhecer esta causa e, por conta dessa metodologia, você vai ter condições de trabalhar na causa do problema.

O que é bastante interessante é, então, a ideia básica, é você aprender conosco esta metodologia e, a partir daí partir dessa, diga-se de passagem, Visão Sistêmica da organização,  você esteja pautado na resolução ou na solução da causa do problema.

E, uma vez resolvida a causa esse problema, obviamente, não voltará mais.

É como a nossa vida… daí vamos partir para outros problemas.

Mas, a metodologia é bastante interessante, eu diria, também bastante simples, não é algo…

Ah! Nossa!! O negócio eu não estou compreendendo… é muito simples de entender, é algo que algumas organizações e algumas profissões usam de forma interessante.

Por um analista de desenvolvimento de sistemas, por exemplo, utiliza-se desta metodologia para resolver problemas.

E, a nossa ideia é, justamente esta, de possibilitar que você resolva definitivamente os problemas da sua organização.

A outra solução, que está ligada ao Mapa do Conhecimento e da Informação para Gestão Estratégica, também surgiu de uma necessidade de solução de problemas em campo.

Eu trabalho há muito tempo, como você pode ver no meu currículo, na parte de consultoria de organizações e, sempre procurei o que a gente chamaria de modelo genérico de empresa e, pasmem, existe um modelo genérico de organização.

Esse modelo genérico, na verdade, eu denomino Anatomia da Organização, obviamente está dentro, também, é claro, da Visão sistêmica.

Então, de acordo com a visão sistêmica, eu consigo enxergar a organização através do que nós denominamos de funções empresariais.

Esse modelo é tão interessante que, ele cabe para qualquer tamanho de organização, desde uma empresa individual, do eu sozinho, como eu sempre falo, até uma super mega corporation, onde você tenha ¨n¨ funcionários.

É claro que, uma grande corporação difere de uma pequena empresa por conta da sua complexidade.

Mas, esse modelo, pode nos ajudar a entender a organização e mapeá-la.

Na verdade, nós temos duas coisas interessantes:

Primeiro, o chamado o Mapa do Conhecimento, que é uma técnica muito interessante que vai basicamente dizer quem faz o quê. É um trabalho onde você, através dessas funções empresariais, vai entrevistando cada profissional e, descobrindo o que de fato faz na empresa.

Deixe-me fazer uma observação importante:

Quando a gente fala o que que o indivíduo faz na empresa e, falam, mas isso aí já está na descrição de cargo, muito cuidado!

O que está na descrição de cargo, não é aquilo efetivamente que o funcionário faz.

Então, é importante que você descubra, converse com ele, para saber o que ele está fazendo especificamente. Inclusive, podendo avaliar sua competência, para que você possa contar ou descobrir da necessidade de uma, pense assim, de um treinamento para potencializar aquele funcionário e, fazer com que ele consiga dar tudo de si para a organização.

Isso, está ligado ao Mapa do Conhecimento.

E o Mapa da Informação é, basicamente, todas as informações que estão passando por cada uma dessas pessoas.

Então você vai descobrir as funções de cada um, veja bem, são funções, eu não estou falando de departamento, não estou falando de visão, não estou falando de cargo. Estou falando do que a pessoa realmente faz na organização, para que você consiga a partir daí fazer um diagnóstico.

Você consiga descobrir, muitas vezes você… puxa descobri um problema que eu tinha na minha organização.

Na verdade, nós sempre estamos pautados na causa do problema e, também, a medida em que você conhece o que o seu funcionário está fazendo a organização, você vai ter condição de contar com ele para resolução de problemas, cumprimento de objetivos estratégicos, objetivos organizacionais e, isso ajuda muito, no seu Planejamento Estratégico.

Uma vez que você saiba ou, que você saiba exatamente o que o seu funcionário está fazendo, o que ele faz, o potencial que ele tem, especificamente, você vai poder contar com ele.

Bom, basicamente, a ideia é essa!

A nossa conversa é… eu não quero me alongar muito também, para não ficar chato, mas procure-nos!

Nossa mentoria está à disposição, nós temos aí, várias maneiras de se trabalhar esse conteúdo e, nós estamos à disposição de vocês.

Então, um grande abraço!

Vamos trabalhar com essa sinergia que está ao nosso lado, neste grupo FatorSyn!

Um grande abraço!!

Ouça em SPOTIFY  | Ouça em SOUNDCLOUD

Marcus Vinicius Branco de Souza

0 responses on "MotivaSyn! #1 Mentorias para sistemas por Marcus V. B. de Souza #podcast"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto executado por Carolina Figueiredo Marketing Digital ©. Todos os direitos reservados.
Scroll Up