MotivaSyn! #12 Abordagem Sistêmica Explicada por Marcus V. B. de Souza #podcast

Olá pessoal, nós estamos agora gravando nosso terceiro podcast, já dando uma retomada rápida naquilo que nós já desenvolvemos no nosso primeiro podcast.

Onde nós estamos tratando  da ABORDAGEM SISTÊMICA para resolução de problemas de gestão na organização.

Nós iniciamos comentando com vocês que a maioria das organizações sempre está focada no problema, então agora a gente tá retomando nossa conversa. Em nosso primeiro encontro nós falamos do foco no problema e não na causa do problema; no segundo podcast nós falamos um pouquinho sobre a visão holística ou seja a visão global, olhar o todo de forma sistêmica para resolver a problemática e, a partir daí você ter mais chance de encontrar a causa do problema e não ficar apenas lutando contra o problema.

Aliás, comentei no nosso encontro passado que fiz aquela analogia com a história do tomar o remédio errado então aqui nós estaremos falando agora de tomar um pouco o remédio certo, o que tem diferença. Também comentamos da utilização de uma técnica chamada de funções empresariais que eu chamei também de anatomia da organização, onde você consegue ter um processo de diagnóstico de problemas.

Então, a gente avançou no processo de diagnósticos  e, comentamos as funções empresariais e, hoje nós vamos estar falando um pouquinho mais sobre esse assunto.

Essa ideia das funções empresariais como eu tinha dito anteriormente é uma ideia bastante simples.

Está fundamentada numa técnica muito conhecida, desenvolvida pelo Deming lá na década de 50, que é o tal do PDCA é que eu já tinha falado a história do Plan, Do, Check,  Action,  ou seja, planejar, fazer, checar o seu problema. E fazer qualquer coisa não para acontecer, ou seja, a ideia do planejamento propriamente dito né que depois resulta no planejamento estratégico e hoje a gente vai falar um pouco  de mais alguns detalhes sobre as funções empresariais.

As FUNÇÕES EMPRESARIAIS têm, além de classificar a organização em seis funções  de gerenciamento. Eu não estou falando nem de departamento nem de setores, são funções que todas as empresas tem.

Nós também trabalhamos com outras duas técnicas que resultam no MAPA DA INFORMAÇÃO, ou seja, eu vou conseguir e vou ter a possibilidade de mapear todas as informações que estão passando por cada função e isso, obviamente, também abrirá a possibilidade de encontrarmos problemas nas organizações, porque uma vez que mapeamos as informações, conseguimos verificar que se aquelas informações são pertinentes àquela determinada função.

Além disso, vamos trabalhar também com uma outra técnica chamada MAPA DO CONHECIMENTO, que é resumidamente: Quem faz o quê.

Mas, é importante destacar quando a gente fala de mapa do conhecimento e quando você vai a quem faz o que, o pessoal já confunde com as funções do RH, naquela história da descrição de função.

Não tem nada a ver!

Na verdade, a descrição de função acaba sendo um norte para aquilo que você vai realizar na organização mas, na verdade, eu preciso saber o que você faz realmente, essa é a grande diferença.

Nós vamos associar a sua função àquela FUNÇÃO EMPRESARIAL, a como você está, vamos assim dizer, alocado. Então, você está locado, por exemplo, na FUNÇÃO EMPRESARIAL FINANCEIRA, então, quais são os conhecimentos que você tem que ter, para poder desenvolver essa função de uma forma tranquila, com competência, sem problemas. Outra coisa importante está ligada ao seu histórico e a sua experiência.

A proposta, como eu já  havia dito anteriormente, é uma proposta muito simples, mas a ideia da simplicidade está muito ligada a fazer com que todas as pessoas da organização, tenham a capacidade de entender a metodologia.

Não adianta chegar lá, implementar uma metodologia extremamente complexa que só um ou dois funcionários consigam entender ou, só o gerente consegue entender e a organização os outros elementos da organização não consigam. E aí, aquela metodologia fica meio implementada, ou seja, quando você pergunta para o funcionário se ele entendeu aquilo, claro que ele vai falar que entendeu.

Por quê?

Porque ele depende daquele emprego, ele não vai dizer não entendeu,  só que na hora de aplicar o processo, ele não consegue aplicar. E aí, depois de um certo tempo, você vai perceber e encontrar uma série de falhas na organização, no seu o seu mecanismo de gestão estratégica e coisas do gênero.

Aliás, a experiência tem mostrado, que a maioria dos PROCESSOS DE GESTÃO ESTRATÉGICA não funcionam efetivamente ou funcionam, vamos assim dizer, parcialmente.

Porque as pessoas não entendem o processo.

O processo, às vezes, é tão complexo, que pouca gente entende. Então, a pessoa faz aquilo que ela entendeu. E, se ela  não entende completamente, ela não vai fazer completamente, infelizmente.

Então nossa proposta é simples e aplicável nas organizações. Já desenvolvemos em algumas organizações com sucesso, muito sucesso!

A ideia é justamente essa: trabalharmos com vocês, de modo que, todas as pessoas da organização, que estão envolvidas naquele processo, entendam exatamente o que estão fazendo.

A ideia é simples e, muito eficiente. Nós conseguimos desenvolver um trabalho onde todos os seus funcionários e todos os seus colaboradores estarão participando efetivamente do processo e vão entender o que estão fazendo.

E isso, realmente aumenta, a chance para o SUCESSO NO SEU PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

A nossa conversa hoje era essa.  Esse é o recado que nós estamos aqui, para dar para vocês. Estou à disposição e um grande abraço a todos e muita energia positiva.

Para acessar os anteriores, vá em:

MotivaSyn! #9 – Aprofundar uso da Abordagem Sistêmica e Mapa de Conhecimento – podcast

Abordagem Sistêmica na Gestão de Empresas – vídeo

MotivaSyn! #1 – Apresenta: Marcus V. B. de Souza – podcast

Para saber mais e solicitar contato das mentorias acesse:

https://fatorsyn.com.br/time/marcus-vinicius-branco-de-souza/

Ouça em SOUNDCLOUD | Ouça em SPOTIFY

Marcus Vinicius Branco de Souza

0 responses on "MotivaSyn! #12 Abordagem Sistêmica Explicada por Marcus V. B. de Souza #podcast"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto executado por Carolina Figueiredo Marketing Digital ©. Todos os direitos reservados.
Scroll Up