MotivaSyn! #15 EducaSyn! formação para PI nas IES por Marcus V. B. de Souza #podcast

Olá pessoal! Estou aqui para falar um pouquinho sobre a minha experiência que eu, Marcos Vinícius, adquiri na educação superior.

Minha formação básica, sou engenheiro de produção e, trabalho com sistemas de informação há muito tempo.

Na EDUCAÇÃO SUPERIOR eu estou há 26 anos, desde então, trabalhando sempre na parte de REGULAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES, ou seja desde a época do Fernando Henrique Cardoso, dali para frente.

Aí, nós tivemos em 1996, Fernando Henrique começa trabalhar em seu governo, que inicia-se em 1995 mas, aí, a LEI DE DIRETRIZES E BASES à qual  toda educação está calcada, começa a valer à partir de 1996.

Tivemos mudanças interessantes na parte de regulação: começamos com o EXAME NACIONAL DO ENSINO SUPERIOR, exame nacional de cursos,  especificamente, e, a partir daí, também chamado de PROVÃO naquela época, começou aí os primeiros passos para o processo regulatório. Na sequência, nós tivemos isso em 2004, a implementação dos SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – que tá valendo até hoje. Tivemos uma série de legislações e portarias, e então, o que eu quero comentar com vocês é justamente esta proposta que nós temos através da FATORSYN! para poder treiná-los, mostrar a vocês

Como é que trabalha um PESQUISADOR INSTITUCIONAL e um PROCURADOR INSTITUCIONAL.

O pesquisador é aquele, aliás, geralmente, as duas funções são executadas por uma só pessoa. E, na realidade, cada um tem as suas especificidades, um vai tratar do CENSO DA EDUCAÇÃO e, também nos ENADEs, a medida que eu tenho o calendário de implementação desses exames (Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes) e ele é implementado de acordo com o calendário que o ministério da educação pública.

Aí também, no caso o PROCURADOR INSTITUCIONAL, que é um indivíduo mais focado na parte de REGULAÇÃO. Temos os diversos atos autorizativos, desde credenciamento da instituição até autorização de cursos, depois o reconhecimento e renovação de reconhecimento e, também, processos de recredenciamento.

É basicamente é isso. A nossa experiência é bastante grande nesse sentido, a gente tem acompanhado, como eu disse a vocês, desde o início… eu brinco … desde que os sistemas ainda não existiam, nós fazíamos trabalhos através de documentação em papel com o MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, existia um sistema chamado SAPIENS, onde fazíamos toda a documentação em papel, então para o projeto de curso, o plano de desenvolvimento institucional que era o PDI, tudo isso era feito em papel e, enviado ao Ministério da Educação, que recebia esta documentação e, depois, vinha nos avaliar. As avaliações eram muito diferentes do que são hoje, hoje nós temos SISTEMA e-MEC, com formulários eletrônicos e, como eu disse a você, tem todo esse esquema regulatório.

Então a nossa nossa proposta é passar um pouquinho da nossa experiência, do nosso cotidiano, do nosso dia-a-dia que, ainda hoje eu atuo como Procurador Institucional.

Contar a vocês as avaliações pelas quais nós já passamos, a nossa instituição e, tudo mais e, outras instituições onde eu trabalhei e, também, tive a oportunidade de trabalhar…

Porque eu também sou avaliador de cursos e instituições desde 2006.

Ou seja, fazem 13 anos que eu ando por esse Brasil, olhando e avaliando essas instituições e todos esses atos autorizativos. A ideia básica é passar um pouquinho e, ter a oportunidade de trabalhar com vocês, no que diz respeito a todo o processo regulatório.

Contar um pouco da nossa experiência, à medida que necessário a gente resolver alguns problemas que vocês possam vir a ter nas instituições, trabalhando com o sistema e-MEC, o sistema do Censo, o sistema do ENADE e tudo mais. Na realidade… na verdade nós começamos com essa proposta do EDUCASYN! justamente para poder trabalhar de uma forma bastante interessante, boa parte dela online, se necessário for, também presencial mas, a nossa proposta é justamente esta… passar um pouquinho do nosso conhecimento para vocês, tá bom! Essa é a nossa ideia, nossa proposta.

Um grande abraço a todos e, bom trabalho para todo mundo!

Clique aqui e acesse os temas EducaSyn! para a função de PI na IES, escolha o curso ead que necessita e, vamos juntos.

Ouça em Soundcloud | Ouça em Spotify

Marcus Vinicius Branco de Souza

0 responses on "MotivaSyn! #15 EducaSyn! formação para PI nas IES por Marcus V. B. de Souza #podcast"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto executado por Carolina Figueiredo Marketing Digital ©. Todos os direitos reservados.
Scroll Up