MotivaSyn! #9 Mais infos sobre o uso da Abordagem Sistêmica e Mapa de Conhecimento por Marcus V. B. de Souza #podcast

Olá pessoal, tudo bem?

Este aqui é o nosso segundo podcast. Nós estamos trabalhando neste, para tratar do mesmo assunto, que é um pouco de ABORDAGEM SISTÊMICA e um pouco de MAPA DO CONHECIMENTO e mapa das informações, através das funções empresariais, aqui na nossa mentoria pela FatorSyn!

Vamos continuar a explorar o assunto. Em nosso encontro passado (clique em MotivaSyn! programa 1) nós destacamos aquela problemática em que todos nós estamos focados no problema e – muitas vezes estamos nesse foco e acabamos não descobrindo a causa –  e, disse a vocês que, uma maneira de se fazer o resolver a problemática de uma vez é você ter uma visão mais holística da organização, utilizando-se dessa

metodologia chamada de abordagem sistêmica.

Nós vamos trabalhar com vocês para que, através desta metodologia, consiga descobrir qual é a causa ou, o que está causando o problema especificamente.

Isto é, não ficar apenas focado na problemática. Então, a ideia é você focar-se… só para você ter uma ideia como é que a coisa funciona, nós também apresentamos isso e falamos um pouquinho em nosso áudio anterior… nós vamos trabalhar essa questão do SISTEMA EMPRESA. É muito interessante que você consiga olhar a empresa como um todo, através de um modelo muito simples, que denominamos ANATOMIA DA ORGANIZAÇÃO dividindo a sua organização não só em níveis hierárquicos, mas também em funções.

Entenda bem que, não são departamentos, não são seções, são FUNÇÕES. E, através das funções que cada elemento da sua empresa executa, nós vamos descobrindo o que a organização está fazendo especificamente.

Nós também, já entendemo o seu negócio, já sabemos exatamente o como sua organização trabalha e, a partir do exame das seções ou seja, olhando a anatomia da organização, podemos começar a definir um diagnóstico.

Com esse DIAGNÓSTICO, começa-se a descobrir onde é que estão os problemas da  sua empresa.

Toda empresa,  como todo mundo sabe, ela é uma verdadeira floresta de paradigmas

cada um tem uma forma de resolver seu problema e, muitas vezes, dentro destes formatos,  nós acabamos encontrando alguns pequenos problemas, às vezes questões de competência ou, falta de treinamento. Uma série de coisas, vão nos ajudar a descobrir as reais causas da problemática.

É mais ou menos assim… muitas vezes você parte  (você é o dono da organização ou um dos gestores da empresa)  para tomar o remédio errado!

Eu estou com mal estar e vou tomar uma aspirina, que vai passar, né!?

Na realidade, você deveria procurar um médico, para descobrir a origem deste mal-estar.

Eu sempre faço uma analogia com o médico especialista que é aquele que, vai fazer um levantamento, vai fazer exames na organização, para descobrir o que está realmente levando você  àquele mal-estar ou, o da sua organização. É importante também destacar pessoal, que nós partimos de modelos simples.

Nossa proposta é que, todas as pessoas que estejam conosco trabalhando, possam e consigam entender esta metodologia. Nós já investigamos várias obras, através da literatura e, muitas vezes esbarramos em problemas como esse que eu acabei de relatar e, eu chego para você e falo que vamos aplicar aqui uma metodologia que o Kotler usou … até por uma questão de timidez, você vai falar: ¨Mas eu nem sei quem é esse tal de Kotler!¨

Na realidade, nós trabalhamos com metodologias que são muito fáceis de serem entendidas e que, estão sendo aplicadas no cotidiano das organizações. Aliás, como este que eu chamei de modelo genérico da anatomia da organização, que vai gerar o mapa do conhecimento e o mapa da informação, é uma ferramenta extremamente simples e interessante, pois possibilita, como já dissemos anteriormente, o desenvolvimento de um diagnóstico extremamente interessante porque vai fazer com que, você consiga enxergar sua organização como um todos e, à partir daí (vamos imaginar que você precisa montar um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO e, você precisa levantar a situação atual da minha organização) usando uma metodologia simples.

É, exatamente essa metodologia, que vai fazer com que você consiga desenhar, ou seja, consiga montar esse diagnóstico e, à partir desse conhecimento do que a empresa tem e, o que ela pode oferecer – ou seja, além do encontro de eventuais problemas – você vai poder desenhar um planejamento estratégico.

Nós também trabalhamos, para seu entendimento, com uma metodologia de planejamento estratégico extremamente simples, fundamentada na grande de verdade dos planejamentos estratégicos, que é a ideia do Deming de PDCA, de Planejar, de Fazer, de Checar e de ter a Ação propriamente,  porque o processo de planejamento é dinâmico, ou seja, ela não para!

Uma vez que se começa e, ele tem que ser aberto tem que ser dito a todas as pessoas da organização, para que todo mundo possa não só participar do planejamento estratégico mas, fazer parte dos seus objetivos organizacionais.

Ok? Então, a ideia básica do nosso trabalho está fundamentada justamente nesses princípios. Eu diria que, se inicia com o princípio da abordagem sistêmica para entendermos a organização como um sistema, denominado SISTEMA EMPRESA e, à partir deste, o que chamamos ANATOMIA DA ORGANIZAÇÃO vamos desenhar o DIAGNÓSTICO (ou seja a problemática que a empresa possa vir a ter) e, com isso tudo conhecido, podemos  desenhar um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

E aí, obviamente, com todos aqueles quesitos do planejamento estratégico, uma política dos negócios da empresa, missão, visão e valores – inclusive temos aí alguns conceitos interessantes, verificadas várias obras sobre essa ideia de planejamento estratégico – nós podemos constatar algumas algumas ideias e propostas interessantes a respeito do planejamento estratégico.

E, como eu disse a vocês, de uma maneira muito simples e tranquila, nós conseguimos implementar o planejamento estratégico na sua empresa, que esteja focado numa abordagem sistêmica e, fazemos com que sua organização consiga ter um rumo ou traçar um rumo, para que ela se candidate ao sucesso.

Hoje, o grande problema das organizações é, exatamente, você conseguir esta candidatura.

Sem esquecer, é claro (vou falar sobre isso, inclusive, em nosso próximo encontro) uma mudança bastante interessante, que todos nós estamos sentindo, nos nossos clientes. Inclusive toda essa tecnologia que hoje nos envolve, ela é muito interessante nesse sentido.

Bom pessoal, esse foi o nosso papo dessa vez, nesse nosso novo encontro. No próximo, vamos falar mais um pouquinho de como esse novo cliente, como é que ele se comporta, etc e tal… porque os CRM (Customer Relationship Management) hoje, são super importantes nas organizações.

Um grande abraço, conte conosco aqui na FatorSyn! com as nossas mentorias e, estamos sempre à disposição de vocês!

Até o nosso próximo encontro, abraços!!

Conheça e adquira agora minhas mentorias em https://fatorsyn.com.br/time/marcus-vinicius-branco-de-souza/

Ouça em SOUNDCLOUD | Ouça em SPOTIFY

Marcus Vinicius Branco de Souza

0 responses on "MotivaSyn! #9 Mais infos sobre o uso da Abordagem Sistêmica e Mapa de Conhecimento por Marcus V. B. de Souza #podcast"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto executado por Carolina Figueiredo Marketing Digital ©. Todos os direitos reservados.
Scroll Up