Projeto SER ÂMICA: arteterapia e ação sociocultural como antídoto à violência. Venha contribuir

Em nosso trabalho para oferecer educação e suporte especializado a quem busca crescer como profissional e Ser Humano, entre outras premissas que definimos quando iniciamos, foi o de agregar real valor social para além dos participantes: alunos, instrutores, mentores e nós mesmos.

É uma necessidade pulsante que sabíamos, ainda antes das primeiras reuniões, precisava ser moldada e mais do que isso, ser vivida como sinergia real, muito além do que cada um de nós já havia feito e contribuído até então.

Como já conhecíamos a fabulosa, carinhosa e dedicada artista plástica que coordena tudo e todos dentro do projeto Ser Âmica: A Modelagem de Um Novo Amanhã,um papo rápido via whatsapp foi suficiente para que ela aceitasse. E, com alegria e vibração recíprocas, assumimos o compromisso de contribuir, ao repassar parte do investimento de cada pessoa que escolher qualquer um dos trabalhos profissionais aqui oferecidos.

Qual é o foco do projeto Ser Âmica: A Modelagem de Um Novo Amanhã?

O principal foco do projeto Ser Âmica é o intuito de trabalhar integralmente com o suporte da cerâmica para promover o resgate e a transformação de Vida de adolescentes – entre 7 e 18 anos – em situação de vulnerabilidade social.

Ela começou cedo, ainda quando estava na faculdade de artes plásticas, em 1996 e até aqui – 2018 – já foram mais de 2.080 alunos a ter contato com o barro.  Como ela mesma declara:

¨Abri-me ao barro para ser remodelada em corpo e alma por ceramistas aprendizes que surgem diariamente diante de mim. Estes jovens aprendizes sentem o amor que emito e o devolvem um amor maior. O resultado? Obras primas que palavras jamais poderão mensurar, simbolizadas nas produções, gestual e transformações de cada um.¨ 

Aqui não há pretensão de tornar estes jovens atendidos em ceramistas profissionais.

E sim, possibilitar aos atendidos um reencontro de si no resgate da autoestima e do autoconhecimento.

A proposta de realizar um projeto de foco social com toda a estrutura de um ateliê de cerâmica profissional é possível em virtude do fomento oferecido por meio das leis de incentivos fiscais.

Quais são os desafios para que o projeto Ser Âmica: A Modelagem de Um Novo Amanhã possa se tornar contínuo?

Ao atuar com a proposta de oferecer um trabalho com cerâmica 100% gratuito nos atendimentos, é necessário obter recursos para aquisição de matérias primas, uma vez que os custos dos materiais são dispendiosos. Além disso, é preciso considerar a parte de recursos humanos que o projeto absorve e o lanche servido aos adolescentes, uma vez que a refeição que ali faziam é o principal motivador de muitos para entrada e permanência nas atividades propostas.

Portanto as contribuições, sejam estas em formato de doações individuaiscomo você – e, por meio de incentivos fiscaisempresas – visam disponibilizar aos participantes três principais componentes:

Matéria prima | Recursos humanos | Alimentação

No Brasil, existem leis federais, estaduais e municipais cuja forma de aplicação nos transforma no único país do mundo a abater 100% do imposto devido ao governo.

Nos outros 114 países, as empresas precisam entrar com uma contrapartida e os abatimentos são inferidos sobre os impostos com cálculos diferentes dos feitos em território nacional.

Em virtude das vantagens encontradas nas leis de incentivos, muitas empresas já adotaram seu uso em suas políticas. É uma forma de promover ações de marketing e responsabilidade social sem precisar dispender do caixa com recursos que podem ser empregados em outros setores ou ações.

Como está estruturado o apoio, o projeto e o ateliê de cerâmica utilizados pelos jovens participantes?

estrutura se dá por meio da aquisição de equipamentos (que devem ser doados e, no caso do Ser Âmica, já estão direcionados ao Instituto Movere), materiais, assessoria jurídica e contábil (todo projeto precisa de um contador para assinar a prestação de contas), contratação de recursos humanos, mão de obra e material gráfico para divulgação.

Todos os equipamentos existentes no ateliê do Ser Âmica, por exemplo, foram adquiridos com os recursos concedidos pela empresa Lua Nova Alimentos Ltda. – PANCO.

A primeira etapa do projeto teve o apoio da empresa Gerdau, que optou por não dar continuidade ao patrocínio. A PANCO enxergou no projeto Ser Âmica uma forte ferramenta de transformação social através da arte e apoia desde 2011.

Qual é a verdadeira riqueza que o projeto promove?

Além do resgate da autoestima e do autoconhecimento, o contato e o manuseio com o barro, é capaz de revelar questões afetivas profundas através da relação com o inconsciente. 

Por ser um material vital e que fez emergir a liberação de emoções através da modelagem, promove, em trabalhos tanto pontuais como contínuos, despertar comportamentos ansiosos, eufóricos, de raiva ou ira para transmutá-los em calma, serenidade, disciplina, compreensão e reconhecimento de si.

Pode-se observar que, após os processo criativo vivenciado nas oficinas, há uma construção e um pensar diferente sobre a obra que será modelada.

A peça de cerâmica não é apenas a peça, mas eles, os participantes, como peças se modelam.

O que você pode fazer para contribuir, seja como pessoa ou empresa?

Se você sentiu, assim como nós, que o projeto Ser Âmica: A Modelagem de Um Novo Amanhã, é um valioso diamante social e, gerador daquela motivação extra, que nos resgata e impulsiona, quando momentos de desânimo surgem, eis como contribuir agora:

Contribua para que o Ser Âmica possa brilhar todos os dias e cada dia mais, syn!

Avatar

0 responses on "Projeto SER ÂMICA: arteterapia e ação sociocultural como antídoto à violência. Venha contribuir"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto executado por Carolina Figueiredo Marketing Digital ©. Todos os direitos reservados.
Scroll Up