Seu currículo está atualizado?

A importância de ter um currículo atualizado

Uma pesquisa de 2013 já apontava que a maioria dos profissionais leva cerca de 6 meses para atualizar novamente seu currículo profissional, com isso deixam de registrar aquele avanço em um idioma que esteja fazendo, ou um curso inCompany que tenha feito.

Estar com o currículo pronto para um processo seletivo é muito importante.

Motivos para atualizar seu currículo

O maior motivo que as pessoas apontam para não manter seu currículo atualizado é a percepção de estabilidade no emprego ou até mesmo a chegada à temível zona de conforto, quando o profissional acredita que já sabe tudo o que precisa para desempenhar da melhor forma o seu trabalho.

Garantir que você está atualizado profissionalmente poderá evitar que você acabe perdendo sua vaga para alguém que conseguiu demonstrar aos seus superiores uma maior ou melhor qualificação que você.

Definitivamente, somos seres que estamos e precisamos estar em constante aprendizado. Abrir mão de evoluir profissionalmente pode ser um caminho sem volta para sua carreira profissional.

Formas de atualizar seu currículo

Mas então você está aqui lendo meu texto, descobre que tenho razão em te dizer para seguir em frente e aprimorar seu currículo mas não sabe nem por onde começar?

Separei apenas algumas sugestões de como dar um passo na direção de novos desafios profissionais:

  1. Voluntariados
  2. Intercâmbios
  3. Idiomas
  4. Softwares e Tecnologias
  5. Cursos Rápidos de Extensão ou Atualização profissional

Vamos abordar cada um deles:

Voluntariado

Não me venha com hipocrisia nesse setor que você não dura, garanto isso de tanto ver profissionais “abraçarem causas” só para ficar bonito no currículo. Todo mundo vai perceber, até seu entrevistador.

Mas então, porque abraçar a causa do Voluntariado? Porque você vai aprender a trabalhar com outras áreas, vai aprender a trabalhar com suas emoções, você vai doar um pouco do seu conhecimento e aqui eu vejo um ponto interessante: ao doar seu conhecimento, pode ser que encontre novas necessidades de aprimoramento profissional, para ajudar seu projeto de voluntariado e a si mesmo no futuro.

Acreditamos tanto no poder transformador do voluntariado, que apoiamos o Projeto Ser Âmica, que apoia o ensino de artes manuais através da cerâmica para crianças em situação vulnerável ao mesmo tempo que promove a evolução emocional e social das crianças.

Se você quiser saber mais sobre o processo de se tornar um voluntário, recomendo que acesse o site do Seja um Voluntário e se você for de Curitiba, o pessoal da Cidadania e Voluntariado tem um trabalho bem legal.

Intercâmbios

Fazer um curso rápido durante suas férias, pode ser um diferencial para seu currículo. As Universidades nos Estados Unidos, Canadá e na Europa oferecem uma gama imensa de cursos de curta duração.

Mas vamos ser coerentes né? Nada de ir fazer curso de culinária e querer colocar isso no seu currículo de TI. Também não adianta nada colocar no seu currículo aquela viagem de compras para Miami.

Mas cursos de idiomas para estrangeiros e cursos de extensão são uma boa oportunidade de crescimento pessoal, sem falar que a oportunidade de conhecer outro país, vivenciar (mesmo que por pouco tempo) outra cultura, abre a visão de qualquer profissional.

Procure em sua cidade por feiras de intercâmbio, sem falar na internet que dispõe de uma série de informações sobre isso, planeje seu investimento em sua carreira e boa viagem!

Idiomas

Parece chover no molhado ficar insistindo em dizer que você precisa aprender um segundo ou terceiro idioma não é mesmo? Mas sim, vá aprender um idioma! Aprimore o conhecimento naquele idioma que você já domina.

Se você ainda não começou a aprender a segunda língua, espanhol e inglês continuam sendo os de maior aceitação como segunda língua.

Para quem está visando já um terceiro idioma, aí a escolha pode ser mais significativa na sua carreira profissional.

Pense: Quem são os partners da sua empresa? Quem são os fornecedores? Quem são seus clientes? sua empresa pretende expandir seus negócios para fora do país?

Escolher o terceiro idioma tem total relação com suas metas profissionais: Mandarim pode parecer absurdo para uns, mas pode ser decisivo para o setor de Compras, para o setor de Importação… Árabe parece fora de cogitação, mas e se sua empresa começar a negociar a exportação para países árabes? E se você souber que tem como sua empresa conseguir um bom cliente mas ele é alemão, não seria bom investir nesse idioma e garantir essa conquista para o seu currículo?

Softwares e Tecnologias

Aprender um novo software ou dominar uma nova tecnologia, aqui temos outro vilão…

Mas porque eu vou aprender a usar esse programa, se “a Fulana” que trabalha com ele. Se ela for demitida, quem vai poder assumir a função dela? você ou seu colega que aprendeu com ela como usar? Estamos em tempos de empresas reduzindo seus quadros funcionais drasticamente e do dia pra noite você acaba tendo que aprender um novo programa… ou infelizmente você acaba sendo demitido porque não aprendeu com a Fulana ou em qualquer outro lugar.

Aprender um novo software também pode ser decisivo para aquela promoção que você está a tanto tempo esperando, quem sabe ela não saiu ainda justamente porque você não demonstrou que está querendo evoluir nesse sentido.

E digo mais, todo dia está surgindo uma nova tecnologia, acompanhar isso é fundamental! Vai que você acha um meio da sua empresa produzir mais, melhor, reduzir custos…

Cursos de Extensão Profissional e Cursos Rápidos

Para quem já tem graduação superior, os cursos de extensão profissional duram, em média, entre 1 e 2 anos. Acrescentam novas possibilidades de atuação ou reforçam seu comprometimento com a área de atuação que você atualmente trabalha.

Cursos rápidos, em sua maioria, por EAD ou presenciais de 1 ou 2 dias também são uma ótima oportunidade de aprender novas ferramentas de trabalho, reciclar seu conhecimento e aprimorar seus resultados.

Tanto os cursos de Extensão Profissional como os Cursos Rápidos, fornecem certificados que garantem sua participação e aprovação nesses cursos, aprimorando assim seu currículo.

Nós, da FatorSyn! acreditamos que os cursos EAD permitem que pessoas de diversos lugares do país, e porque não dizer do mundo, podem se beneficiar com a educação profissional à distância, desde que seja de qualidade. Se quiser conhecer nossos cursos será muito bom ter você como nosso aluno.

Oportunidades pela frente

Acho que já te dei alguns bons motivos para se motivar a manter seu currículo atualizado não é mesmo? Garanta mais relevância ao seu currículo, reforce seu perfil de profissional atualizado e antenado no mercado.

Se você estiver procurando uma recolocação, currículo atualizado abre portas e quem sabe garanta aquela sua promoção no futuro.

Vamos em frente!

Para acessar nossos temas em formato EAD acesse: https://fatorsyn.com.br/cursos-treinamentos/

Para conhecer quem sou e como vou lhe ajudar com mentorias e cursos acesse: https://fatorsyn.com.br/carolina-figueiredo/

Avatar
Últimos posts por Carolina Figueiredo (exibir todos)

0 responses on "Seu currículo está atualizado?"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto executado por Carolina Figueiredo Marketing Digital ©. Todos os direitos reservados.
Scroll Up